Mostra UEIM/NILS de Cinema latino-americano

Por Amanda Guethi


            Primeiramente, #FORATEMER!

            Dez filmes, dez países e uma só língua é apenas uma maneira de encarar a mostra UEIM de cinema latino-americano. De fato, todos os filmes selecionados são produções de países hispano-falantes das Américas e a língua espanhola é apenas um dos elementos que os aproximam - Irmanam? -, como consequência da colonização ibérica.

            A escolha dos filmes-países, no entanto, não obedeceu às linhas das possíveis semelhanças existentes entre a história ou a cultura de um país sul-americano e um centro-americano, por exemplo. Ao contrário, apostamos na busca da diferença e do desconhecido de cada lugar, na tentativa de construir a imagem de uma alteridade ignorada e de desconstrui-la pela própria voz do outro que se representa na tela.

            Nesse sentido, investimos na divulgação de alguns países cuja filmografia é menos conhecida, por sua escassa circulação em festivais ou circuitos comerciais, no caso Brasil. Há muito se sabe da quase inexistente reprodução de filmes hermanos no país e o pouco que recebemos ou temos acesso se restringe muitas vezes ao cinema argentino estrelado pela facha de Ricardo Darín, alguns clássicos cubanos da era dourada do ICAIC, algo além de Iñárritu na extensa história do cinema mexicano... e uma pequena oferta do recente – parco, porém existente! -catálogo da Netflix. No mais, listas são sempre listas e não representam a totalidade das produções, nem mesmo dos países em questão. Tampouco é o desejo da nossa fazê-lo.

            O que sabemos da Costa Rica? Na Bolívia se faz cinema? Na Guatemala se fala mesmo espanhol? O cinema cubano é Fidel Castro? Os filmes paraguaios também cruzam fronteiras? O que a República Dominicana tem a/quer dizer sobre si aos outros?

            Se você, como nós e outros muitos, não tem a menor ideia do que responder a estas perguntas, animate a (apenas e somente apenas) começar a descobrir o que anda rolando nas telas hermanas. ¡JUNTATE!




Ixcanul (2015, Guatemala) – 12 de maio
Dólares de arena (2014, República Dominicana) – 19 de maio
7 cajas (2012, Paraguai) – 26 de maio
La muerte de un burócrata (1966, Cuba) – 02 de junho
La teta assustada (2009, Peru) – 09 de junho
Para recibir el canto de los pájaros (1995, Bolívia) – 23 de junho
La jaula de oro (2013, México) – 30 de junho
Agua fría de mar (2010, Costa Rica) – 07 de julho
Qué tan lejos (2006, Equador) – 14 de julho
La Yuma (2009, Nicarágua) – 21 de julho



Comentários